COVID-19 – Recomendações da Swegon para unidades de tratamento de ar

Posted in: 29/04/2020


Os benefícios de uma boa ventilação dos espaços interiores em termos de conforto, saúde e produtividade são sobejamente conhecidos e a própria OMS atesta que os edifícios mal ventilados afetam a QAI e contribuem para a disseminação de doenças (https://www.who.int/sustainable-development/health-sector/health-risks/airborne-diseases/en/), não sendo a COVID-19 uma exceção. Existem ainda estudos que apontam que a minimização de recirculação do ar em unidades de tratamento de ar tem efeito significativo na redução e disseminação de doenças.

Neste contexto atual de pandemia afigura-se ainda mais importante garantir que as unidades de ventilação sejam corretamente dimensionadas e mantidas, seguindo os programas de manutenção que já existem para estes equipamentos, acrescidos das recomendações higiénicas definidas pelas autoridades, no que respeita aos equipamentos de proteção individuais dos técnicos e higienização das mãos aquando da intervenção nas unidades de tratamento de ar.

A gama de unidades GOLD da Swegon é produzida desde 1994, levando em conta boas práticas que assumem agora maior relevância, mas que sempre foram adotadas por este fabricante. Assim, as unidades GOLD com roda térmica possuem setor de purga e garantem efetivamente a função deste indispensável componente, na minimização do caudal de fugas da extração para a insuflação. Esta função só é garantida no seu expoente máximo com controlo apropriado da diferença de pressões na roda térmica e o adequado posicionamento dos ventiladores na UTA.

Aconselhamos a leitura do documento produzido pela Swegon. A equipa da Mollier Engenharia encontra-se ao dispor dos seus clientes para qualquer informação adicional que necessitem sobre esta temática ou outras. Boa leitura!

Swegons recommendations for AHUs during Corona epidemic in English