Covid-19: A necessidade de renovação de ar em edifícios com recuperação de energia em segurança.

Posted in: 17/07/2020


Na atual crise mundial de saúde pública, as recomendações das diferentes associações relacionadas com a climatização alertam para a necessidade da máxima renovação possível do ar nos edifícios (a não confundir com recirculação de ar). Para aqueles que não são da área, a renovação de ar num edifício consiste em remover ar interior “sujo” para o exterior e simultaneamente introduzir ar novo “limpo” exterior para dentro do edifício nos diferentes espaços.

A nossa representada Clivet dispõe de 3 gamas de unidades de tratamento de ar novo com circuito frigorífico incorporado que garantem a renovação de ar nos edifícios com um conjunto único de vantagens e numa gama de caudais de ar que varia entre os 125 m3/h e os 14.000 m3/h.

Consoante os caudais de ar, estas unidades de tratamento de ar novo pertencem às gamas ELFOFresh EVO, ELFOFresh Large e Zephir.

Todas estas unidades da Clivet apresentam as vantagens a continuação em relação a soluções tradicionais.

1) Compactas e autónomas
Tudo incluído na mesma unidade para uma instalação simplificada.

2) Circuito frigorífico completo incorporado para controlo da temperatura de insuflação do ar.
Durante o ano todo e independentemente da temperatura do ar exterior (muito frio no inverno ou muito quente no verão), o circuito frigorífico arrefece ou aquece o ar exterior para a temperatura de insuflação de ar definida pelo utilizador.

3) Recuperação termodinâmica de energia.
A recuperação indireta de energia pelo circuito frigorífico garante primeiro um baixo consumo da ventilação em relação aos dispositivos tradicionais de recuperação de energia (roda térmica ou contra-fluxos) mas principalmente na situação atual garante a inexistência de contacto entre o ar de extração e o ar novo evitando qualquer possibilidade de recirculação de qualquer partícula pela unidade no edifico (vírus, bactéria, humidades, odores, etc)

4) Função de free-cooling (arrefecimento ou aquecimento grátis).
Quando as condições o permitem, a climatização é realizada unicamente pela troca entre o ar interior e o ar exterior sem necessidade de funcionamento do circuito frigorífico.

5) Controlo da humidade no verão.

6) Possibilidade de instalação de filtragem fina F7 ou filtros eletróstaticos.
Após um pré-filtro para proteção da própria unidade, pode ser instalado uma filtragem fina terminal do tipo F7 (ISO ePM1[50%]) ou até filtros eletróstaticos para uma eficiência de filtragem de 99% do ar exterior.

Consulte-nos para saber mais sobre estas e outras soluções da Clivet.