Arrefecimento em data centers sem chão falso – Novos desafios!

Posted in: 20/08/2020


É cada vez mais comum a construção de data centers sem pavimento técnico.

O arrefecimento dos bastidores nestes novos data centers exige uma alteração no paradigma de controlo da ventilação pela pressão estática para um controlo da ventilação pela diferença de temperatura do ar.

Adicionalmente, é cada vez mais comum a utilização de servidores com diferentes cargas térmicas e distribuídos de forma pouco homogénea no interior de um data center.

Esta realidade exige uma regulação mais fina dos sistemas de arrefecimento para evitar o sobreaquecimentos dos servidores críticos em data centers, que no global até podem estar bem arrefecidos mas que necessitam de corresponder às necessidades individuais de cada equipamento.

Para evitar tais fenómenos, é necessária a instalação de vários sensores de temperatura bem distribuídos pelos servidores permitindo uma regulação eficaz dos sistemas de arrefecimento.

Quando utilizadas várias unidades de arrefecimento, é fundamental a comunicação entre elas para um funcionamento coordenado, otimizando o controlo e a poupança energética.

Vertiv – Non raised floor data centers